sexta-feira, 27 de março de 2009

ATA DA 1a REUNIÃO DO COLEGIADO ESCOLAR - 2009

ATA – 1a REUNIÃO DO COLEGIADO ESCOLAR
DATA – 20/03/2009 – 16:00H
Estavam Presentes na 1ª reunião, Profa. Vanessa Reis, Profa. Lucinalva, Prof. Marcos Pereira, representando os alunos estavam Marília Sá (1º ano matutino) e Marcelo Souza (3º ano vespertino) e representando os funcionários estavam Oona Barreto e Tânia Ferreira.


1. Questões Pedagógicas
1.1.Elaboração de Nova Proposta da EJA – Ficou acordado que após a videoconferência que será realizada dia 31/03 (DIREC 02), será apresentado a novo formato da EJA para os professores, e então será decidido coletivamente se será implantada a nova proposta este ano letivo ou no próximo (2010).

1.2.Proposta dos Professores de Educação Física – Os professores de Educação física desejam que exista pelo menos uma aula para a prática de esportes, inclusive com a introdução de um bermudão para estas aulas. A representação dos alunos irá consultar os demais sobre o bermudão, já que esta nova farda implicará em despesas para os mesmos. Os professores devem apresentar projetos para as aulas de esportes.

1.3.Olimpíadas de Língua Portuguesa e Física – Foi discutida a importância da participação do aluno do Gastão nestes dois eventos e serão levadas as discussões para as áreas. Como não é obrigatória a participação dos alunos nestes eventos, surgiu uma proposta de inscrição para aqueles que desejarem participar.

1.4.Redação no Ensino Médio – Foi unânime a concordância da importância de redação nas três séries do Ensino Médio. Como não é possível ministrá-la separadamente, é necessário que haja algum tipo de avaliação que contemple a produção de textos na unidade.

1.5.Cumprimento das regras de Conselho de Classe. Será feito um levantamento dos alunos que foram submetidos a conselho de classe em 2008, para que no momento do conselho de classe no final do ano, seja garantido este critério. Deverá ser planejado um momento, já no primeiro semestre, para esclarecimentos aos alunos sobre as regras do conselho de classe.

1.6.Realização de reuniões regulares entre pais e professores (pelo menos 3 anuais) – Foi sugerida a 1ª reunião no dia 09/05.

1.7.Livro de Matemática (distribuir livro antigo - Dante para os alunos 2º ano). Esta é a proposta do Proposta do Prof. Reynaldo e Profa. Adil, já que é o livro que contém boa parte dos conteúdos para a série solicitada. Foi discutida a relevância, contudo, todos concordaram que se torna inviável esta dinâmica, pela própria condição de número insuficiente de livros, já que houve um aumento no número de turmas, e pela escolha do livro ter sido um processo democrático, onde todos tiveram a oportunidade de avaliar os livros. Foi sugerido fazer contato com a editora do novo livro adotado, para que seja ouvida pelos professores para discutir o assunto.

1.8.Curso Técnico de Enfermagem no Gastão – A direção informou que está no aguardando a SEC encaminhar a matriz curricular e toda a estrutura do curso.

2. Questões Administrativas
2.1.Colocação de avisos em destaque para os professores com antecedência mínima de 48 horas na sala dos professores. Será solicitado das vices-diretoras de cada turno.

2.2.Solicitação dos alunos para conserto dos ventiladores das salas de aula. Está na lista de prioridade, aguardando apenas liberação da verba para tal.

2.3.Uso da biblioteca; Uso do Laboratório de Informática; Uso do Laboratório de Ciências. Já foi solicitada, junto à DIREC, a contratação de funcionários por várias vezes, entretanto, não houve nenhuma contratação este ano ainda, sendo assim, a biblioteca não pode funcionar em nenhum dos turnos. Cada professor que desejar usar estes espaços poderá fazer a reserva, com antecedência, com cada vice-diretor do turno correspondente à reserva.

2.4.Colocação de Sirene na escola. Está na lista de prioridade, aguardando apenas liberação da verba para tal .

2.5.Esclarecimentos e definições sobre o horário do intervalo do turno matutino. O intervalo será de 20 minutos (09:50 às 10:10) como consta no manual do aluno.

2.6.Necessidade de orientação e treinamento para os funcionários novos que trabalham na Secretaria. Os novos secretários contratados serão orientados pela secretária de cada turno.

2.7.Instalação das Tvs Pendrive. A direção informou que seriam iniciadas as instalações dos suportes no sábado (21/03).

3. Outros
3.1.Proposta de Calendário de reuniões para o Colegiado. Foi elaborada uma proposta de calendário de reuniões do colegiado até o mês de dezembro, com um rodízio entre quinta e sexta e também de horários entre manhã e tarde. O calendário será divulgado no Mural do Colegiado.

3.2.2ª Mostra de Saúde e Meio Ambiente - Dia 04/06 – O tema será “Água”. Formação da Comissão Organizadora e início das reuniões no mês de março. Foi solicitado de todos os segmentos da escola, empenho na organização do evento.

3.3.Fardamento do 3º ano – Os alunos gostariam de participar da escolha da camisa e desejam rapidez no processo. Já foi agendado para o dia 23/03 (segunda), encontro com a comissão dos alunos para definir a escolha da camiseta.

3.4.Recomposição do Segmento Pais no Colegiado Escolar - Será feita a recomposição deste segmento o mais breve possível.

3.5.Transferência de alunos que não cumprem as normas da Escola - Será feita sempre que necessário.

3.6.Horário de aulas - O horário está sendo ajustado, pois existe uma dificuldade no fechamento, por conta, por exemplo, de alguns casos de professores que não aceitam ficar com hora extra.

3.7.Caixa de sugestões – Todos os presentes na reunião concordaram com a colocação de uma caixa de sugestões, para que sejam depositadas sugestões e críticas referentes à nossa escola, bem como assuntos para a pauta de reuniões do colegiado.